dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos recursos geotecnológicos no ensino-aprendizagem em Geografia no Ensino Fundamental I, através do resgate das categorias geográficas: espaço, paisagem e lugar. Compreende-se que o uso excessivo de recursos como os livros didáticos e da massiva incorporação de conteúdos desvinculados da realidade dos alunos têm gerado o descaso escolar pela disciplina, principalmente nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, o que gera consequentemente à alienação do aluno no que se refere à vida cotidiana e das relações globais que a compõem. O encaminhamento teórico e metodológico da Geografia para estas séries devem ser repensados levando em consideração a ação dos licenciados de Geografia e dos pedagogos em busca de propostas que priorizem o ensino da totalidade espacial através do lugar e da importância da Paraíba. Discute-se, deste modo, o desenvolvimento da ciência geográfica, destacando o processo das correntes do pensamento geográfico, dos métodos e categorias por ela estudados, relacionando com o modo do saber escolar vigente. A proposta leva em consideração os contextos da globalização, do atual período tratado por técnico-científico-informacional, realizando a análise do processo da transformação social, do reflexo escolar, e da constante relação de duas gerações vigentes, Geração X e Y. A proposta efetivada na Escola Municipal Lúcia de Fátima Gayoso Meira, situada na cidade de Campina Grande – PB teve como público alvo alunos do 5º ano do período matutino. Mediante este aspecto, foram mediadas aulas que tinham por objetivo observar a postura dos alunos em relação à tecnologia, investigar a compreensão de Geografia construída durante seu percurso escolar e as possibilidades do uso de recursos geotecnológicos na aprendizagem de alunos. Estes quando bem utilizados pelo professor (a) permitem aos alunos à reflexão e análise crítica do espaço, construindo habilidades de localização, espacialização, de lateralidade e horizontalidade, atribuindo diferentes aspectos a interpretação espacial, adotados nos diversos conceitos e temas da Geografia. |
pt_BR |