Resumo:
O presente trabalho traz uma discussão acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de pedagogos da UEPB Campus III. Tem como objetivo geral, refletir sobre as contribuições do PIBID para a formação de professores. Os objetivos específicos são os seguintes: a) discutir o papel do estágio supervisionado na formação inicial dos discentes do curso de Pedagogia; b) refletir sobre a importância do PIBID para a construção da identidade profissional do(a) futuro(a) professor; e c) relatar as contribuições do Programa para os ex-bolsistas do PIBID / Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III. A metodologia aplicada neste trabalho apresenta-se como uma pesquisa de natureza qualitativa em educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo a partir da aplicação de um questionário elaborado através do google forms, para um total de 8 bolsistas que atuaram no Programa em sua última vigência no Campus III, no Curso de Pedagogia, entre 2018 e 2020. Este texto está fundamentado em alguns teóricos como: Dias (2011), García (1999), Paulo Freire (1996), Tardif (2012), entre outros. Os resultados ressaltam, através das respostas dos entrevistados, a importância do PIBID para a formação inicial dos estudantes dos cursos de graduação articulada com a educação básica como também a necessidade da vivência no cotidiano escolar para a construção da identidade profissional.
Descrição:
LIMA, L. T. M. de. As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação dos (as) discentes do curso de Pedagogia da UEPB Campus III. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.