UEPB - Repositório Digital

Estratégias metodológicas que potencializam nas crianças o gosto pela leitura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Angélica Denise da
dc.date.accessioned 2022-07-29T20:40:29Z
dc.date.available 2022-07-29T20:40:29Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 020
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27207
dc.description SILVA, A. D. da. Estratégias metodológicas que potencializam nas crianças o gosto pela leitura. 2022. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O uso de estratégias metodológicas sistematizadas e que visem potencializar o gosto das crianças pela leitura é um desafio a ser superado. Diante disso, é preciso ampliar o entendimento sobre como o uso de sequências didáticas e a mediação do(a) professor(a) podem impactar positivamente no processo de formação de leitores. Assim, o objetivo central deste trabalho é evidenciar a utilização de estratégias metodológicas, a partir da aplicação de sequências didáticas, com estudantes do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mari/PB. Além disso, pretendemos refletir sobre a relevância do gosto pela leitura para o desenvolvimento integral do ser humano, perceber a importância das estratégias metodológicas para fortalecer o ato de ler e possibilitar o contato com a leitura por meio da aplicação de sequências didáticas apoiadas pela mediação do professor. A proposta consiste em uma pesquisa qualitativa em educação, sendo também um trabalho de campo, com aplicação, análise e interpretação de dados provenientes da observação e intervenção a partir do Estágio Supervisionado II, feito de forma presencial. Aplicamos também, posteriormente, uma sequência didática para observação e análise do processo de leitura pelos aprendizes. Os principais teóricos utilizados estão representados por Jouve (2002), Martins (2012), Yunes (2010), Araújo (1996), Graves e Graves (1995), Mesquita e Cruvinel (2011), Moreira e Sá (2017), Seal, Chagas e Lima (2017), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Sob essa ótica, é válido ressaltar a progressão das crianças no desenvolvimento de habilidades importantes em seu processo de formação social e pessoal, além do fortalecimento do gosto pela leitura. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégias metodológicas pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title Estratégias metodológicas que potencializam nas crianças o gosto pela leitura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta