UEPB - Repositório Digital

A poesia no 9º ano do ensino fundamental a partir de sequência didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, José Lima de
dc.date.accessioned 2022-08-01T12:38:00Z
dc.date.available 2022-08-01T12:38:00Z
dc.date.issued 2022-08-01
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27250
dc.description ARAÚJO, José Lima de. A poesia no 9° ano do ensino fundamental a partir de sequência didática. 60f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A proposta de produção do gênero textual poema é pouco desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, pois muitos professores apresentam uma visão equivocada em relação ao referido gênero, considerando-o difícil e pouco interessante para os alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em discutir a produção de poemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de São Bento/PB, através de uma proposta de intervenção por meio de sequência didática de forma a despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelo desenvolvimento da produção de poemas, com base na sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa teórica foi realizada com base nas concepções de Bezerra (2007), Marcuschi (2008), Pinheiro (2018), Fleck (2003), Freire (1993), Bakhtin (2011) e Araújo (2013). Logo, o estudo mostrou a importância de se trabalhar a produção do gênero poema; e, a sequência didática desenvolvida, buscou tornar as aulas mais motivadoras, contribuindo para que os professores compreendessem o referido gênero como uma alternativa dinâmica para se trabalhar em sala de aula. Foi possível inferir que o trabalho com a poesia na sala de aula facilita e favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Palavras-chave: Sequência didática. Gênero textual. Poema. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Eianny Cecília Abrantes Pontes e Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Poema pt_BR
dc.title A poesia no 9º ano do ensino fundamental a partir de sequência didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta