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A proposta de produção do gênero textual poema é pouco desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa, pois muitos professores apresentam uma visão equivocada em relação ao referido gênero, considerando-o difícil e pouco interessante para os alunos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em discutir a produção de poemas por alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de São Bento/PB, através de uma proposta de intervenção por meio de sequência didática de forma a despertar nos alunos o gosto pela leitura e pelo desenvolvimento da produção de poemas, com base na sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A pesquisa teórica foi realizada com base nas concepções de Bezerra (2007), Marcuschi (2008), Pinheiro (2018), Fleck (2003), Freire (1993), Bakhtin (2011) e Araújo (2013). Logo, o estudo mostrou a importância de se trabalhar a produção do gênero poema; e, a sequência didática desenvolvida, buscou tornar as aulas mais motivadoras, contribuindo para que os professores compreendessem o referido gênero como uma alternativa dinâmica para se trabalhar em sala de aula. Foi possível inferir que o trabalho com a poesia na sala de aula facilita e favorece o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Sequência didática. Gênero textual. Poema. |
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