Resumo:
A pandemia causada pela infecção viral do Covid-19 ocasionou inúmeras medidas de distanciamento social, para evitar o contágio coletivo. Isso afetou o campo da educação, que buscou novas posturas frente a essa realidade de ensino. A sala de aula, que antes era presencial, passou a ser remota. Assim, toda comunidade escolar precisou se adequar a esse contexto, procurando meios de se reinventar para oferecer uma educação, mesmo remota, de qualidade. Nesse sentido, este estudo é fruto das reflexões de uma bolsista do subprojeto Residência Pedagógica (RP), referente ao edital n° 01/2020, frente à nova realidade de ensino. Desse modo, o estudo consiste em mostrar como o Programa Residência Pedagógica contribuiu e atuou durante o contexto pandêmico. Para essa pesquisa, fez-se necessário uma análise por meio de questionários com os bolsistas e preceptora do subprojeto, a fim de investigar como a Residência Pedagógica se adaptou a essa nova realidade de ensino, analisando quais foram as mudanças que o ensino remoto trouxe. Na pesquisa, para dialogar com o trabalho nos apoiamos em alguns autores como, Coscareli (2016) quanto ao uso de tecnologias digitais, Kleiman (1955) e Soares (2009) que discutem os Letramentos, Rojo e Moura (2012) que debatem sobre os multiletramentos. Discutimos também os conceitos sobre Ensino Remoto (ERE) por Santo e Trindade (2020) e Araújo (2020) e explicitamos a importância da formação de professores e Residência Pedagógica articulando-nos a visão de Geglio e Moreyra (2021). Assim, esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso do tipo exploratório, para compreender e familiarizar a problemática estudada. Com esse trabalho, é possível observar os impactos do ERE na ação docente caracterizando a adaptação dos futuros professores no programa Residência pedagógica. Buscou-se uma maior compreensão da temática, sendo feito um levantamento de dados a partir dos resultados obtidos com a aplicação do questionário com alguns bolsistas do programa do curso de Letras português da UEPB do Campus Monteiro-PB e a preceptora. Esse questionário é de caráter qualitativo, com questões abertas, em que o entrevistado teve a liberdade de falar sobre sua experiência. A partir dos dados obtidos, esse estudo alcançou alguns dos seguintes resultados: O programa Residência pedagógica adotou inúmeras estratégias para que o ensino acontecesse, se apoiou no uso de ferramentas digitais como jogos, dinâmicas, aulas atrativas com slides que despertassem a atenção do aluno, utilizando aplicativos de nuvens de palavras, mapas mentais, como também fez uso criterioso na escolha do material para cada aula, se reinventou buscando métodos que contribuíssem para uma aprendizagem significativa, ficou evidenciado que as principais dificuldades do ensino remoto se deram em torno do acesso às aulas e a falta de interação e comunicação. O trabalho em equipe realizado pela Residência Pedagógica auxiliou na efetivação das aulas, amenizando as dificuldades existentes nessa modalidade de ensino. A prática pedagógica passou por inúmeras adaptações durante o ERE, que favoreceu o uso das metodologias ativas, essas metodologias ativas se mostraram grandes aliadas para o processo de ensino e aprendizagem na modalidade remota.
Descrição:
OLIVEIRA, D. D. B. Ensino remoto e residência pedagógica: considerações sobre as práticas pedagógicas de bolsistas. 2022. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.