UEPB - Repositório Digital

Ensino de história e pandemia do Covid-19: realidade educativa da Escola Tertuliano Maciel - Queimadas-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Fagner Matheus Souza
dc.date.accessioned 2022-08-01T22:55:07Z
dc.date.available 2022-08-01T22:55:07Z
dc.date.issued 2022-04-05
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27279
dc.description BEZERRA, F. M. S.. Ensino de história e pandemia do Covid-19: realidade educativa da Escola Tertuliano Maciel - Queimadas-PB. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem por finalidade apresentar um estudo a respeito dos impactos e implicações da pandemia de Covid-19 no ensino de história. Além disso, discutiremos sobre a realidade educativa da Escola Municipal de Ensino fundamental Tertuliano Maciel, Queimadas-PB, a partir da análise comparativa dos desafios enfrentados antes e após a chegada do novo Coronavírus ao Brasil. Partimos de leituras, com base nas estratégias de enfrentamento adotadas pelo município e gestão escolar da referida escola, em relação aos impactos na educação durante o contexto pandêmico. O presente trabalho situa-se no campo do ensino de história por trazer reflexões pertinentes à prática docente e aprendizagem dos estudantes. Teoricamente nos pautamos em autores como Basso (1998), Melo (2012), Sffener (2012), Santos (2021) e outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental baseada em um relato de experiência como professor de História. A partir de tal estudo consideramos que, independentemente do formato de ensino ofertado e do contexto vivido, como o da pandemia, o docente necessita de apoio e condições ideais de trabalho para que o ensino seja inclusivo, significativo e referenciado à vida prática dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Ensino de história e pandemia do Covid-19: realidade educativa da Escola Tertuliano Maciel - Queimadas-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta