Resumo:
O setor têxtil atualmente apresenta-se como sendo um dos mais influentes da economia brasileira, cuja cadeia produtiva é considerada a maior dentre os países ocidentais. Por seu tamanho expressivo e devido ao grande volume de produção que ocorre no Brasil, a cadeia produtiva têxtil representa grandes impactos para a sociedade, economia e meio ambiente, sendo eles dados de forma negativa e de forma positiva. Em termos ambientais o setor têxtil é bastante nocivo ao meio ambiente, especialmente na fase onde os tecidos são tingidos e diversos produtos químicos são jogados na natureza, além do alto volume de água gasto no
processo. Quando observa-se o tema pelo ponto de vista social e econômico podem ser observados fatores importantes como o aumento do nível de emprego da população e as contribuições referentes ao aumento do desenvolvimento econômico. Assim sendo, a proposta do presente estudo traz como base a realização de uma revisão integrativa que busca observar o que vem sendo produzido em termos acadêmicos referentes à temática do setor têxtil com ênfase nos aspectos pertencentes à sustentabilidade. Para chegar a esses resultados foi necessário desenvolver uma pesquisa tendo como base as revistas de administração com Qualis A2, onde foi possível observar que o tema setor têxtil aliado às questões da sustentabilidade é um tema pouco difundido no meio acadêmico.
Descrição:
SANTOS, A. C. Práticas de Sustentabilidade no setor têxtil: Uma Uma revisão integrativa da literatura em administração. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.