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A prática didático-pedagógica da Ead: uma leitura dos consensos e dissensos sobre a educação à distância no Brasil

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dc.contributor.author Pontes, Denise Sandra Oliveira de
dc.date.accessioned 2022-08-03T14:57:39Z
dc.date.available 2022-08-03T14:57:39Z
dc.date.issued 2014-11-29
dc.identifier.issn CDD 374.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27334
dc.description PONTES, Denise Sandra Oliveira de. A prática didático pedagógica da Ead: uma leitura dos consensos e dissensos sobre a educação à distância no Brasil. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD), Universidade Estadual da Paraíba, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação a distância – EAD, é uma modalidade de ensino que vem aumentando consideravelmente a cada ano no Brasil, principalmente em nível superior. Essa modalidade de ensino, foi incorporada na LDB (Lei n° 9394/96) para atender às demandas do presente tempo-espaço - técnico, científico, informacional, na perspectiva de enfrentar desafios quanto ao desejado acesso democrático de construção de conhecimento e das práticas pedagógicas inovadoras. Nessa perspectiva, as NTCI, têm exercido um papel fundamental como suporte para a EAD, apesar dos contratempos identificados. Considerando essas perspectivas, o presente trabalho objetivou identificar os consensos e dissensos sobre essa modalidade de ensino no Brasil. Para tanto, nos baseamos em autores fundantes (ANDRADE, 2000; FREIRE, 2004), assim como, consideramos pertinente uma revisão de artigos publicados em periódicos especializados nos últimos anos para nortear o campo das reflexões que contribuíssem para a qualidade do ensino à distância, papel hoje deliberado a Universidade. As tecnologias da informação e da comunicação surgem, no tempo presente, como maiores possibilidades de assegurar características básicas da qualidade do ensino, desde que seja assegurado o caráter da interatividade entre os sujeitos. Neste processo, a figura do professor tem exercido um papel significativo e de relevância social na construção do conhecimento, porém, a sua prática pedagógica dependerá de políticas governamentais que garantam princípios mantenedores de qualidade nas condições objetivas em que se encontra. Esta modalidade de ensino, ainda presa em um pré-conceito por uma parcela de pessoas que desacreditam nessa modalidade de ensino, talvez possa nortear a formação docente para melhoria nas condições das práticas de ensino nas escolas. A revisão sobre o tema é proposta neste trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Marlene Macario de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.subject Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title A prática didático-pedagógica da Ead: uma leitura dos consensos e dissensos sobre a educação à distância no Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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