UEPB - Repositório Digital

As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Maria Joelma da Silva
dc.date.accessioned 2022-08-03T15:06:51Z
dc.date.available 2022-08-03T15:06:51Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 020
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27337
dc.description GOMES, M. J. da S. As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo apresenta discussões acerca da leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto problematizamos, quais as contribuições da literatura no desenvolvimento do gosto pela leitura dos(as) alunos(as) no 5º ano do Ensino Fundamental? O respectivo trabalho possui como objetivo geral, compreender o trabalho com a leitura de literatura em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Alagoa Grande/PB. Como objetivos específicos, discutir sobre a leitura de literatura e sua influência na construção do gosto pela leitura; identificar a importância da literatura para o desenvolvimento linguístico, intelectual, emocional, cognitivo e social das crianças; analisar a mediação pedagógica no processo de formação de leitores(as). A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa em educação, sendo um estudo de campo e uma Pesquisa-ação com a aplicação da metodologia da andaimagem. Como aporte teórico utilizou-se os seguintes autores e autoras: Amarilha (1997, 2000, 2011, 2013), Cadermatori (2010), Fontana e Cruz (1997), Saldanha (2018), Araújo (1996), Graves e Graves (1995), dentre outros(as) que abordam a leitura de literatura e a importância da mediação pedagógica, bem como os procedimentos da andaimagem, colaborando de forma significativa para a fundamentação, aplicação e reflexão da pesquisa. Os resultados apontaram que é possível despertar o gosto pela leitura de literatura nas crianças, por meio de técnicas previamente elaboradas e planejadas, e que a mediação pedagógica tem importante papel na construção desse sujeito leitor. Além da contribuição que a leitura de literatura possibilita para o desenvolvimento integral infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura de Literatura pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Integral pt_BR
dc.subject Mediação Pedagógica pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento integral das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta