Resumo:
Esse trabalho tem o objetivo de refletir sobre os desafios do processo de ensino e
aprendizagem, em uma escola pública do campo, no contexto da pandemia da
Covid-19. Assume como foco de análise a experiência vivenciada no Componente
Estágio Supervisionado I, através das observações e regências realizadas em uma
turma de Educação Infantil. Para alcançar os objetivos instituídos, utilizou-se uma
metodologia de abordagem qualitativa, com apoio em leituras de referenciais
bibliográficos e relatos da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado I,
registrados no diário de campo. Teoricamente, o estudo baseou-se na leitura de
obras de autores(as) como: Arroyo e Fernandes (1999), Fernandes e Molina (2005),
Pimenta (1999), Pimenta e Lima (2005/2006), entre outros que discutem as
questões referentes a educação do e no campo, estágio e docência, principalmente
durante a pandemia da Covid-19. Além disso, recorreu-se a documentos oficiais, a
exemplo da Constituição Federal de 1988, do ECA e da LDB 9.394/96, como leituras
imprescindíveis à discussão proposta pelo objeto de estudo. Como conclusão,
evidenciou-se que o ensino, de caráter remoto e emergencial, desenvolvido na
pandemia da Covid-19, especialmente nas escolas do campo, como evidenciado no
Estágio, precisa exceder as marcas da precarização do ensino, caracterizadas pela
dificuldade de acesso a dispositivos tecnológicos, a restrição da cobertura da
internet e a ausência de uma formação docente adequada para uma atuação
segura, frente aos desafios impostos por esse contexto complexo e desafiador.
Descrição:
CASSEMIRO, V. B. A educação do e no campo e as lições da pandemia da COVID-19. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.