UEPB - Repositório Digital

Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Penha, Jonas Marques da
dc.date.accessioned 2013-12-06T17:50:46Z
dc.date.available 2013-12-06T17:50:46Z
dc.date.issued 2013-12-06
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2734
dc.description PENHA, J. M. da. Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A Geografia, por causas diversas, tem dificuldades em difundir no âmbito escolar as teorias e discussões produzidas no espaço acadêmico. Diante desse contexto este artigo apresenta os resultados da execução de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula, desenvolvido em 2011, durante o Estágio, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campo de estudo a turma do 8º ano do Ensino Fundamental, modalidade EJA, de uma escola da rede estadual de ensino, Campina Grande – Paraíba. Objetivou-se relatar e analisar a experiência do estágio. Para tanto se buscou traçar breve perfil da escola, da turma e da professora regente; Intervir didático-pedagógicamente, em sala de aula, de forma a possibilitar a aproximação das principais categorias de análises geográficas aos conteúdos geográficos; Analisar a dinâmica das aulas e de materiais produzidos pelos alunos durante a intervenção. No tocante aos procedimentos metodológicos, realizou-se inicialmente um breve histórico da Geografia como ciência e disciplina escolar, ressaltando sua importância e o uso das categorias de análise geográficas no processo didático da Geografia escolar. Na perspectiva da Geografia Humanística, primou-se pelo método de análise fenomenológico hermenêutico, transitando por outros métodos e conceitos de diferentes teóricos. Na experiência prática, a relação entre os conceitos das principais categorias de análises geográficas (Espaço, Território, Região, Paisagem e Lugar) com os conteúdos apresentados pelo Livro Didático se deu a partir dos conceitos empíricos dos alunos, fruto das experiências adquiridas no espaço vivido. Principal resultado obtido nas intervenções relata-se o despertar da percepção do indivíduo a partir do ambiente escolar, de sua identidade e pertencimento, no envolvimento deste com a Geografia ensinada e a vivida no contexto das relações com o seu lugar, com seu espaço de vivência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject EJA – Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title Utilização das categorias de análises geográficas no estágio supervisionado: uma proposta de intervenção na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta