Resumo:
O objetivo desse trabalho é entender porque a caatinga é ainda uma vegetação com pouca proteção, e
ainda pouco conhecida pelos pesquisadores, ela é predominante no nordeste brasileiro tem um aspecto,
em sua grande parte, esbranquiçado e pouco atrativo, pois parece uma vegetação já morta, entretanto,
as espécies que vivem na caatinga se adaptam a escassez de água, já que essa região é bastante seca.
Foram aplicados questionários com alunos em uma escola da rede municipal de Campina Grande, para
se observar a percepção deles a respeito da caatinga, e o estímulo à pesquisa que a escola oferece aos
alunos. Os questionários foram aplicados para 40 alunos de diferentes séries buscando avaliar o nível de
conhecimento de cada aluno e analisar como eles são estimulados a pesquisa pelos professores que tem
papel fundamental na formação de futuros pesquisadores, além de ressaltar a importância da mídia na
formação do intelecto das pessoas, visto que os entrevistados reconhecem que não tem estimulo à
pesquisa, alem de perceberem, na maioria que o ensino público não correspondem as necessidades de
aprimoramento do conhecimento, outro fato relevante é a mídia principalmente televisionada que passa
uma informação incompleta e partidária, tentando impor indiretamente uma idéia como verdadeira e
única.
Descrição:
SENA, L. C. P. da C.
Análise da percepção ambiental sobre a formação
vegetacional caatinga e o incentivo da pesquisa científica no ensino fundamental. 2013. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.