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Ludicidade e meio ambiente: o trabalho com materiais reutilizáveis na educação infantil

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dc.contributor.author Sousa, Patrícia Araújo de
dc.date.accessioned 2022-08-04T16:23:02Z
dc.date.available 2022-08-04T16:23:02Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27395
dc.description SOUSA, P. A. de. Ludicidade e meio ambiente: o trabalho com materiais reutilizáveis na educação infantil. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo apresenta a relevância da ludicidade, Educação Ambiental e trabalho docente na Educação Infantil, com o propósito de promover novas aprendizagens mediante a utilização de materiais reutilizáveis. Ao inserir o lúdico nas aulas torna-se pertinente estimular o aprimoramento das habilidades necessárias para essa etapa da educação básica, bem como propiciar a sensibilização a respeito da preservação do meio ambiente, a fim de viabilizar transformações sociais desde a primeira infância. Diante disso, baseia-se o seguinte questionamento: a ludicidade e os materiais reutilizáveis contribuem para a prática docente na educação infantil? Utilizou-se como objetivo geral: compreender a relação entre ludicidade, materiais reutilizáveis e prática docente, visando proporcionar o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Como objetivos específicos: identificar os conceitos de ludicidade, materiais reutilizáveis e mediação docente; evidenciar a importância dos recursos didáticos lúdicos como metodologia ativa, favorecendo o desenvolvimento da criança; analisar o trabalho com materiais pedagógicos reutilizáveis nas aulas da Educação Infantil. A metodologia empregada nesta monografia caracteriza-se em uma pesquisa qualitativa em educação, sendo uma pesquisa de campo e uma pesquisa-ação, com aplicação de uma sequência didática em uma escola municipal, localizada na cidade de Alagoa Grande-PB, tendo como público-alvo crianças de pré-escola. Como aporte teórico, recorreu-se aos seguintes autores e autoras: Guimarães, Borges e Carvalho (2018), Kishimoto (1997, 2002), Brito e Kishimoto (2019), Cardoso e Toscano (2011), Santos e Silva (2017), Graves e Graves (1995), entre outros(as). Como também os documentos nacionais: BNCC (2017), DCNEI (2010) e RCNEI (1998), que dão subsídios para as discussões fundamentadas sobre a temática. Os resultados da pesquisa indicaram que é possível o trabalho com materiais reutilizáveis na Educação Infantil através da mediação docente, e revelaram a importância da ludicidade para contribuir no processo de ensino e aprendizagem, assim como a inserção da Educação Ambiental como algo fundamental na formação de indivíduos críticos e reflexivos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação ambiental e trabalho docente pt_BR
dc.subject Materiais reutilizáveis pt_BR
dc.title Ludicidade e meio ambiente: o trabalho com materiais reutilizáveis na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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