UEPB - Repositório Digital

Letramento digital e formação de leitores no contexto de pandemia: desafios vivenciados por alunos no Programa de Residência Pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Taniela Rodrigues de
dc.date.accessioned 2022-08-04T19:58:55Z
dc.date.available 2022-08-04T19:58:55Z
dc.date.issued 2022-08-04
dc.identifier.other CDD 418.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27405
dc.description SOUSA, T. R. Letramento digital e formação de leitores no contexto de pandemia: desafios vivenciados por alunos no Programa de Residência Pedagógica. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O ato de ler exige dos sujeitos a utilização de habilidades cognitivas e discursivas diversas, como atestado por Cosson (2014) e Carvalho (2018), desafiando professores, principalmente de língua materna, em diferentes momentos do ensino básico. Esse desenvolvimento torna-se ainda mais complexo e desafiador em um ambiente de ensino e aprendizagem inteiramente digital, como aconteceu no período marcado pela pandemia da Covid-19 iniciado em março de 2020 no Brasil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar os desafios vivenciados por alunos na Residência Pedagógica quanto à formação de leitores em um contexto inteiramente digital, tomando como princípio a importância da formação docente. De maneira específica, o propósito é: (i) analisar as perspectivas criadas pelos Residentes para o trabalho com leitura em contexto de pandemia; (ii) detectar as dificuldades encontradas pelos discentes e docentes em formação diante do trabalho com a leitura em um ambiente totalmente digital; (iii) entender como foram desenvolvidas as habilidades de letramento digital pelos alunos do Programa Residência Pedagógica para o auxílio da formação de leitores durante o Clube de Leitura; (iv) investigar quais práticas formativas foram proporcionadas aos Residentes ao trabalhar em um ambiente totalmente digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e pesquisa-ação, de cunho interpretativista e etnográfica, utilizando como coleta de dados o diário de campo de três residentes, que é fruto da observação das ações de oito residentes em um clube de leitura, com os alunos da escola colaboradora do Programa Residência Pedagógica. Como resultado observou-se que os desafios vivenciados pelos residentes são diários e que o trabalho com recursos tecnológicos, o que fez os residentes letrarem-se digitalmente, trouxe para eles experiências formativas, com uso desses recursos, que poderão auxiliar em suas futuras práticas docentes. Foi possível observar que os residentes fazem uso das suas habilidades de letramento digital, que são desenvolvidas durante a preparação do material dos encontros, e fazem com que os alunos também utilizem das competências e habilidades nesse tipo de letramento. Apesar do desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produção nos ambientes digitais, ambos os sujeitos envolvidos no clube de leitura, docentes em formação e educandos, não possuíam, mesmo ao final, todas as suas habilidades e competências de lidar com as tecnologias desenvolvidas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profº. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Residentes pt_BR
dc.subject Formação pedagógica pt_BR
dc.title Letramento digital e formação de leitores no contexto de pandemia: desafios vivenciados por alunos no Programa de Residência Pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta