UEPB - Repositório Digital

A relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Roseni Oliveira de
dc.date.accessioned 2022-08-04T22:58:14Z
dc.date.available 2022-08-04T22:58:14Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27407
dc.description SOUZA. R. O. de. A relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta reflexões a partir do relato de uma experiência junto aos conselhos escolares e educacionais, ressaltando a importância do segmento dos pais e responsáveis por alunos da rede pública Municipal e Estadual, em dois municípios de duas regiões geográficas do Brasil, Sudeste e Nordeste. Tem como objetivo geral: Refletir a experiência como conselheira escolar em duas atuações nos campos específicos, em escolas da rede Municipal do Sudeste e em escolas da rede Estadual do Nordeste, com o intuito de demonstrar como a pedagogia trouxe aprimoramento para contribuir na atuação como conselheira escolar, visando a Gestão Democrática na prática, com a participação de todos os segmentos da sociedade civil. A metodologia utilizada foi um relato de experiência de atuação na área, enriquecida por uma revisão bibliográfica com análises de autores que também relatavam as suas experiências no campo da gestão, bem como, consultas a documentos oficiais que regem as Politicas Públicas Educacionais. Tendo como referências os escritos de Paro (1986), Lück (2011), Oliveira (2013), Padro (2012) entre outros. Comparativamente, considerando o campo macro educacional, analisa os critérios de escolhas participativas dos conselheiros escolares e suas repercussões para a melhoria na integração e interação destes com os demais segmentos dos conselhos escolares. O trabalho visa demonstrar como a Educação Pública reflete na família e de que maneira a família pode contribuir para a Educação e os demais segmentos, como parâmetro da experiência de mãe de aluno que deu continuidade aos seus estudos após entrar no Conselho Escolar. O trabalho aponta como resultados que existem diferenças entre a Gestão Escolar Democrática, sendo na Região Sudeste, mais efetiva e participativa do que na Região Nordeste, por conta das descentralizações dos segmentos dos Conselhos Escolares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Conselhos escolares pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Controle social pt_BR
dc.title A relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta