UEPB - Repositório Digital

O Desenho na educação Infantil: registros da livre expressão em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maximo, Ana Paula Roseno
dc.date.accessioned 2022-08-05T02:22:04Z
dc.date.available 2022-08-05T02:22:04Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27416
dc.description Maximo, A. P. R. O Desenho na educação Infantil : registros da livre expressão em sala de aula. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo busca compreender o desenho como um dos meios de livre expressão da criança na educação infantil. Motivados por essa ideia desenvolvemos uma pesquisa teórica e prática de caráter qualitativo, sendo realizadas quatro coletas de desenhos em duas salas de aula de uma creche e pré-escola. É importante destacar que, o estudo ocorreu durante um cenário pandêmico, levando em consideração o contexto remoto em que se encontravam as escolas e os desenhos foram finalizados e coletados com as professoras. A análise dos desenhos infantis se deu através da abordagem da livre expressão, conforme empreendido por Cola (2014). De acordo com o autor, o método prioriza mais liberdade diante a produção gráfica. A ênfase da análise ocorreu sobre a maneira particular de representação e criatividade de cada criança. A curiosidade sobre as formas, os traços, as cores, as figuras, entre outros detalhes identificados nos desenhos contribuíram para uma visão profunda e permitiu relacionar com os conhecimentos existentes sobre a temática. Como base teórica foram consultados os seguintes autores/as: Bédard (1998), Andrade (2005), Moreira (2005), Navarro (2009), Cunha (2015), Saviani (2021) e o documento: da Base Nacional Comum Curricular -BNCC. Portanto, o estudo apresenta informações que auxiliam na compreensão da expressividade da criança por meio das produções gráficas e a importância do trabalho com o desenho de forma mais livre, mesmo diante de um tema proposto pelas docentes.  pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rita de Cassia da Rocha Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenhos infantis pt_BR
dc.subject Livre expressão pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O Desenho na educação Infantil: registros da livre expressão em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta