dc.description.abstract |
O presente artigo busca compreender o desenho como um dos meios de livre expressão da criança na educação infantil. Motivados por essa ideia desenvolvemos uma pesquisa teórica e prática de caráter qualitativo, sendo realizadas quatro coletas de desenhos em duas salas de aula de uma creche e pré-escola. É importante destacar que, o estudo ocorreu durante um cenário pandêmico, levando em consideração o contexto remoto em que se encontravam as escolas e os desenhos foram finalizados e coletados com as professoras. A análise dos desenhos infantis se deu através da abordagem da livre expressão, conforme empreendido por Cola (2014). De acordo com o autor, o método prioriza mais liberdade diante a produção gráfica. A ênfase da análise ocorreu sobre a maneira particular de representação e criatividade de cada criança. A curiosidade sobre as formas, os traços, as cores, as figuras, entre outros detalhes identificados nos desenhos contribuíram para uma visão profunda e permitiu relacionar com os conhecimentos existentes sobre a temática. Como base teórica foram consultados os seguintes autores/as: Bédard (1998), Andrade (2005), Moreira (2005), Navarro (2009), Cunha (2015), Saviani (2021) e o documento: da Base Nacional Comum Curricular -BNCC. Portanto, o estudo apresenta informações que auxiliam na compreensão da expressividade da criança por meio das produções gráficas e a importância do trabalho com o desenho de forma mais livre, mesmo diante de um tema proposto pelas docentes. |
pt_BR |