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O IBGE e a constituição de uma Geografia escolar moderna durante o Estado Novo: um estudo a partir da Revista Brasileira de Geografia (1939-1942)

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dc.contributor.author Almeida, José Noberto Andrade de
dc.date.accessioned 2022-08-05T13:21:53Z
dc.date.available 2022-08-05T13:21:53Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27423
dc.description ALMEIDA, J. N. A. de. O IBGE e a constituição de uma Geografia escolar moderna durante o Estado Novo: um estudo a partir da Revista Brasileira de Geografia (1939 - 1942). 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Nesta monografia, o nosso objetivo se dá na investigação do papel da Revista Brasileira de Geografia a partir das contribuições de suas publicações para a constituição da Geografia escolar moderna voltada para o ensino secundário no decurso do período de 1939 – 1942, quando o Brasil passava pelo período ditatorial do Estado Novo, sob o governo de Getúlio Vargas. Para tanto, nos apoiamos na perspectiva dos estudos historiográficos e selecionamos como fonte principal de pesquisa o periódico organizado pelo IBGE, conhecido como Revista Brasileira de Geografia (RBG). No período estudado, em que Vargas visava um projeto econômico e educacional para o Brasil, acreditamos ser a criação do IBGE e da RBG parte integrada ao alcance de seus objetivos. Como procedimentos metodológicos, selecionamos no banco de dados da Biblioteca Digital do IBGE, artigos da Revista Brasileira de Geografia (RBG) entre os anos de 1939 – 1942, em especial os que concernem as prescrições e práticas para o ensino da Geografia. Para além, realizamos um levantamento bibliográfico de autores como Delgado de Carvalho (1925), Camargo (2009), Dias (2013) e Albuquerque (2014) que nos auxiliaram a entender nossa temática de pesquisa. Em gabinete, realizamos a catalogação das revistas e leitura seguida de análise das publicações selecionadas. O periódico em análise se mostra como campo fértil para as investigações sobre a História da Geografia escolar, capaz de revelar interesses voltados para o ensino desta disciplina no recorte temporal estabelecido, bem como a constituição desta em bases modernas e científicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angélica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Ensino secundário pt_BR
dc.subject Revista Brasileira de Geografia pt_BR
dc.title O IBGE e a constituição de uma Geografia escolar moderna durante o Estado Novo: um estudo a partir da Revista Brasileira de Geografia (1939-1942) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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