Resumo:
Nesta monografia, o nosso objetivo se dá na investigação do papel da Revista Brasileira de
Geografia a partir das contribuições de suas publicações para a constituição da Geografia
escolar moderna voltada para o ensino secundário no decurso do período de 1939 – 1942,
quando o Brasil passava pelo período ditatorial do Estado Novo, sob o governo de Getúlio
Vargas. Para tanto, nos apoiamos na perspectiva dos estudos historiográficos e selecionamos
como fonte principal de pesquisa o periódico organizado pelo IBGE, conhecido como Revista
Brasileira de Geografia (RBG). No período estudado, em que Vargas visava um projeto
econômico e educacional para o Brasil, acreditamos ser a criação do IBGE e da RBG parte
integrada ao alcance de seus objetivos. Como procedimentos metodológicos, selecionamos no
banco de dados da Biblioteca Digital do IBGE, artigos da Revista Brasileira de Geografia (RBG)
entre os anos de 1939 – 1942, em especial os que concernem as prescrições e práticas para o
ensino da Geografia. Para além, realizamos um levantamento bibliográfico de autores como
Delgado de Carvalho (1925), Camargo (2009), Dias (2013) e Albuquerque (2014) que nos
auxiliaram a entender nossa temática de pesquisa. Em gabinete, realizamos a catalogação das
revistas e leitura seguida de análise das publicações selecionadas. O periódico em análise se
mostra como campo fértil para as investigações sobre a História da Geografia escolar, capaz de
revelar interesses voltados para o ensino desta disciplina no recorte temporal estabelecido, bem
como a constituição desta em bases modernas e científicas.
Descrição:
ALMEIDA, J. N. A. de. O IBGE e a constituição de uma Geografia escolar moderna durante o Estado Novo: um estudo a partir da Revista Brasileira de Geografia (1939 - 1942). 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.