UEPB - Repositório Digital

Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura online

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jaqueline Avelino da
dc.date.accessioned 2022-08-08T10:50:32Z
dc.date.available 2022-08-08T10:50:32Z
dc.date.issued 2022-08-04
dc.identifier.other CDD 416
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27435
dc.description SILVA, J. A. Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura online. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as experiências de leitura com a literatura de cordel em um clube de leitura online contribuíram para a formação leitora de estudantes de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Monteiro Paraíba. Para averiguarmos como o clube de leitura se configurou como uma importante ação de promoção e fomento à leitura de textos da literatura de cordel, aplicamos um questionário com os alunos que participaram do clube e com a professora de Língua Portuguesa deles, que, à época, era também preceptora da Residência Pedagógica. Além disso, com base em notas de nosso diário reflexivo, a fim de descrevermos a metodologia aplicada nos encontros do clube de leitura e refletirmos sobre ela, relatamos cinco encontros do clube de leitura, momentos em que foram lidos os seguintes cordéis: “O Futebol no inferno”, de José Soares, “Cachorro dos Mortos”, de Leandro Gomes de Barros e o “O filho de Evangelista do Pavão Misterioso”, de Manoel Apolinário Pereira. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo e ancora-se, teoricamente, nas orientações de Solé (1998), que nos serviu de embasamento para pensarmos sobre as estratégias de compreensão leitora, e nas discussões de Medeiros e Pinheiro (2014), Marinho e Pinheiro (2012) e Cândido (2004), que nos serviram de suporte para pensarmos o lugar da literatura e do cordel na formação de leitores bem como nos pressupostos de Luzia de Maria (2016), Souza (2018) e Cosson (2014), que nos foram imprescindíveis na reflexão sobre os clubes de leitura. A análise e os resultados obtidos com esta pesquisa nos permitiram identificar que o clube de leitura sobre o qual nos detivemos, ainda que em um espaço curto de tempo, foi uma ação de grande relevância no processo de formação leitora dos alunos. Desta forma, a seleção dos textos da literatura de cordel que abordavam uma linguagem de fácil compreensão, além das temáticas do interesse dos alunos, contribuíram de forma contundente para que os discentes vivenciassem a experiência do clube de forma ativa, lendo, comentando, compartilhando opiniões e se posicionando de forma crítica frente aos textos e desejassem continuar presentes a cada encontro do clube. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estratégias de leitura pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Clube de leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura online pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta