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Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as experiências de leitura com a literatura de cordel em um clube de leitura online contribuíram para a formação leitora de estudantes de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Monteiro Paraíba. Para averiguarmos como o clube de leitura se configurou como uma importante ação de promoção e fomento à leitura de textos da literatura de cordel, aplicamos um questionário com os alunos que participaram do clube e com a professora de Língua Portuguesa deles, que, à época, era também preceptora da Residência Pedagógica. Além disso, com base em notas de nosso diário reflexivo, a fim de descrevermos a metodologia aplicada nos encontros do clube de leitura e refletirmos sobre ela, relatamos cinco encontros do clube de leitura, momentos em que foram lidos os seguintes cordéis: “O Futebol no inferno”, de José Soares, “Cachorro dos Mortos”, de Leandro Gomes de Barros e o “O filho de Evangelista do Pavão Misterioso”, de Manoel Apolinário Pereira. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo e ancora-se, teoricamente, nas orientações de Solé (1998), que nos serviu de embasamento para pensarmos sobre as estratégias de compreensão leitora, e nas discussões de Medeiros e Pinheiro (2014), Marinho e Pinheiro (2012) e Cândido (2004), que nos serviram de suporte para pensarmos o lugar da literatura e do cordel na formação de leitores bem como nos pressupostos de Luzia de Maria (2016), Souza (2018) e Cosson (2014), que nos foram imprescindíveis na reflexão sobre os clubes de leitura. A análise e os resultados obtidos com esta pesquisa nos permitiram identificar que o clube de leitura sobre o qual nos detivemos, ainda que em um espaço curto de tempo, foi uma ação de grande relevância no processo de formação leitora dos alunos. Desta forma, a seleção dos textos da literatura de cordel que abordavam uma linguagem de fácil compreensão, além das temáticas do interesse dos alunos, contribuíram de forma contundente para que os discentes vivenciassem a experiência do clube de forma ativa, lendo, comentando, compartilhando opiniões e se posicionando de forma crítica frente aos textos e desejassem continuar presentes a cada encontro do clube. |
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