Resumo:
A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, que
tem, dentre outras motivações, a carência de divulgação do conhecimento técnico-cientifico
ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se identificar as percepções
que um grupo de estudantes do Ensino Médio possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos
resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação
do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo. A partir da
problemática envolvida na abordagem das temáticas de Educação Ambiental, algumas das
quais puderam ser evidenciadas nas aulas de Biologia, propusemos a utilização de uma
inovação didática, por meio de oficinas, como uma ferramenta de estimulação/identificação
da percepção ambiental dos estudantes. O presente trabalho consiste de um relato de
experiência didática na qual foram utilizadas oficinas, como estratégia didática inovadora na
abordagem do conteúdo bioma Caatinga, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de
ações concretas de enfrentamento dos problemas socioambientais relacionados a esse
ecossistema. As atividades foram realizadas por um grupo de bolsistas do PIBID, na escola
Estadual Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB
em três turmas do Ensino Médio. A avaliação da efetividade da ação foi realizada por meio da
observação das aulas e aplicação de questionários, utilizando-se a sala de aula como ambiente
de pesquisa. Percebemos que os estudantes demostraram conhecimento generalizado e
disperso sobre a caracterização do bioma Caatinga, por vezes denotando confusão ao relatar a
importância do Bioma. Essa estratégia didático-metodológica se mostrou como uma
ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois promoveu a interação dos
participantes, a compreensão dos conteúdos abordados e a visão do Bioma a partir de uma
perspectiva globalizadora.
Descrição:
GOMES, M. de S.
Inovações didáticas na abordagem do tema bioma caatinga
em uma escola pública do ensino médio de Campina Grande - PB. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.