Resumo:
O objetivo deste trabalho é identificar a importância do processo de ensino e
aprendizagem nas salas de Ciências da Natureza das escolas da rede pública e privada
de Campina Grande-PB, expresso pelos professores envolvidos neste e, como
consequência, oferecer referencial para reflexões aos profissionais envolvidos no ensino
de Ciências. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa empírica e de caráter qualitativo
descritivo. Os resultados dessa investigação, associados à teoria pertinente,
possibilitaram o diagnóstico acerca do ensino de Ciências, frente à supervalorização do
saber científico na atualidade. O ensino de ciências da natureza necessita construir a
identidade do aluno frente às perspectivas da cidadania, pois, uma análise apurada dos
fatos que constroem o meio, serve de subsídio para que os alunos dos quatro últimos
anos do Ensino Fundamental se posicionem de forma crítica diante das
contextualizações impostas pelas Ciências Naturais.
Descrição:
LUSTOSA, M. S.
O olhar docente sobre o Ensino de Ciências da Natureza
no Fundamental II em Campina Grande, PB. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.