UEPB - Repositório Digital

Educação inclusiva em tempos de pandemia: um estudo de caso numa sala de atendimento educacional especializado (AEE) sobre os desafios enfrentados no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência no ensino remoto emergencial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Simone Pereira da
dc.date.accessioned 2022-08-08T13:53:15Z
dc.date.available 2022-08-08T13:53:15Z
dc.date.issued 2022-08-05
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27450
dc.description SILVA, M. S. P. Educação inclusiva em tempos de pandemia: um estudo de caso numa sala de atendimento educacional especializado (AEE) sobre os desafios enfrentados no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência no ensino remoto emergencial. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação inclusiva na área de educação especial é um grande avanço para construirmos uma sociedade justa. Num momento tão difícil no qual o mundo enfrentou a Pandemia de COVID19, vimos a necessidade de refletir quais os desafios e as estratégias que estiveram presentes na educação de crianças e adolescentes com deficiência a partir do ensino remoto emergencial. Para tanto, aplicamos questionário estruturado no Google Forms, enviado através do aplicativo de mensagens Whatsapp para professores, gestão escolar e responsáveis familiares dos alunos que tiveram aulas remotas no contexto Pandêmico. O presente trabalho foi aplicado em uma sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Professora Zélia Braz, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Este estudo pode ser considerado um estudo de caso de cunho exploratório, no qual investiga-se um fenômeno contemporâneo. De modo que utilizamos alguns teóricos; Mantoan (2003, 2006), Mendes (2020), além de documentos oficiais, entre outros. Os resultados apontam para os seguintes desafios: falta de concentração dos alunos, ausência de socialização com a turma, pouco retorno das atividades repassadas e vínculo fragilizado entre família e escola, tempo limitado das aulas síncronas, entre outros. O estudo buscou refletir sobre algumas problemáticas que foram evidenciadas nesse contexto de pandemia, mas que devem ser refletidas ao longo do tempo, pois a inclusão é algo contínuo que deve estar sempre presente nas discussões acadêmicas, a fim de que as práticas pedagógicas e toda a sociedade possa garantir a inclusão efetiva de todos os estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Felipe Moura de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alunos com deficiência pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.title Educação inclusiva em tempos de pandemia: um estudo de caso numa sala de atendimento educacional especializado (AEE) sobre os desafios enfrentados no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência no ensino remoto emergencial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta