Resumo:
O presente trabalho pretende discutir acerca da utilização das tecnologias na formação docente, através de um relato de experiência, descrever como foi a utilização desses recursos de acordo com a realidade vivenciada nos programas PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de Rodrigues (2008), Rodrigues e Ota (2021), Marinho (2021), Santos (2022), entre outros teóricos que ajudam a compreender a importância das tecnologias no processo de formação de professores assim como a importância da experiência proporcionada pelos programas de iniciação docente. As reflexões mostram que tanto no ensino presencial quanto no remoto, ou híbrido, o uso de tecnologias na educação se faz essencial no processo de ensino-aprendizagem, bem como através dos Programas PIBID e Residência Pedagógica, o professor em formação inicial experiencia in loco o que é de fato ser um profissional na Educação Básica.
Descrição:
OLIVEIRA, Danilo Vieira de. A tecnologia como instrumento auxiliar no processo de formação docente nos programas PIBID e residência pedagógica. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras
Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.