UEPB - Repositório Digital

Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Edilson dos Santos
dc.date.accessioned 2013-12-06T17:58:43Z
dc.date.available 2013-12-06T17:58:43Z
dc.date.issued 2013-12-06
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748
dc.description SILVA, E. dos S. Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O referido estudo busca apresentar a docentes e educadores o mapa mental como um recurso didático, que auxilia aos docentes, especialmente os de Geografia, a ministrarem os conteúdos, como a Cartografia, além de contribuir para que os alunos relacionem a Geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. O presente trabalho baseia-se tanto no método comparativo fundamentado na abordagem quantitativa (aplicação de questionários), quanto na qualitativa, se relaciona também ao método fenomenológico. A pesquisa se desenvolveu na Escola municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança-PB, nas turmas do 6º e 9º anos do turno da manhã abrangendo na pesquisa cerca de 72 alunos, tomando como base uma pesquisa bibliográfica, apoiando-se em teóricos da área pedagógica relacionados a ciência geográfica. Tal estudo tem como principal objetivo que norteia as atividades, analisar o uso do mapa mental como recurso didático que auxilia a compreensão dos conteúdos geográficos. Atrelado a este, se tem a oportunidade de introduzir nas representações feitas pelos alunos os conceitos cartográficos pertinentes. Em consonância com isto apresenta-se aos educadores e educandos uma nova Cartografia, distanciada de um ensino estático, pautado em métodos tradicionais. Assim sendo o mapa mental utilizado como recurso didático no ensino da Geografia torna-se pertinente já que este se faz a partir da realidade observada. Partindo-se desses pressupostos, os resultados obtidos constatam que o uso de tal recurso torna-se imprescindível no que diz respeito em relacionar a Geografia com o mundo vivido dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Damião Carlos Freires de Azevedo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Mapa Mental pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.title Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta