Resumo:
Este trabalho tem como tema a (re)estruturação do espaço comercial no município de
Fagundes-PB, principalmente, na zona urbana onde ocorreu e continua ocorrendo o
surgimento dos mercadinhos, que alavancou o comércio local. Houve um aumento
considerável do fluxo de mercadorias e pessoas na área central da cidade. Desse modo,
objetivamos discutir a construção desse espaço comercial, que envolveu o desaparecimento
das antigas “bodegas”, o enfraquecimento da feira livre e do mercado central do referido
município, o deslocamento de moradores do centro para os bairros periféricos, e as mudanças
no comércio da cidade dentro de uma perspectiva urbana e globalizada.
Esse tipo de comércio trouxe reflexos econômicos para os proprietários dos mercadinhos,
aumentando a renda da família, resultando na ampliação de suas casas e negócios, em um
processo de verticalização, o que modificou a paisagem urbana do centro da cidade. O
presente trabalho esta compartimentado no método empírico de modo interpretativo,
observatório e investigativo, com base em Sampieri (2006). Foram realizados levantamento e
estudo bibliográfico, aplicação de questionários, entrevistas além de registro fotográfico.
Concluímos assim que a expansão dos estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte
dinamizou o comércio no município de Fagundes, elevou os padrões de vida dos comerciantes
e modificou a paisagem urbana do município. Neste processo, as tradicionais feiras livres, o
mercado público e as “bodegas” estão cada vez mais perdendo espaço para as novas estruturas
na área do comércio.
Descrição:
SILVA, R. A. da. A (re)estruturação do espaço comercial em Fagundes-PB: o surgimento de novos espaços e seus reflexos
socioeconômicos. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.