UEPB - Repositório Digital

Metodologias de Ensino de Matemática para alunos surdos: uma Revisão Sistemática da Literatura.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Samuel Gomes de
dc.date.accessioned 2022-08-10T18:21:34Z
dc.date.available 2022-08-10T18:21:34Z
dc.date.issued 2022-08-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 370.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27520
dc.description ARAÚJO, S. G. Metodologias de Ensino de Matemática para alunos surdos: uma Revisão Sistemática da Literatura. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação inclusiva é um tema de grande relevância diante da sua amplitude e de seus inúmeros desafios, em especial os que são enfrentados pela comunidade surda. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho consiste em realizar um levantamento acerca das pesquisas voltadas às metodologias de ensino para alunos surdos que estão sendo implementadas na educação. A metodologia do estudo é classificada em abordagem mista, do tipo exploratório e de natureza básica; por fim, foram utilizados os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, a qual compreende a uma discussão sobre inclusão e metodologias aplicadas à educação de surdos no decorrer da história embasada em autores como Freire (2008), Perlin (2005), Streiechen (2012) e Kezio (2016); e para esse levantamento de dados foi realizada a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que por meio de palavras indexadoras relacionadas à temática buscou encontrar revistas indexadas na Plataforma Sucupira, o que possibilitou a identificação de artigos na área da Educação Inclusiva para alunos com surdez que apresentam práticas metodológicas de ensino. Diante disso, foi possível observar, nos artigos analisados, que quando se fala em educação de surdos há a necessidade de se ater às estratégias visuais, visto que o surdo percebe e interage com o mundo em que vive por meio de experiências visuais. Também pode-se afirmar que mesmo diante de tantos avanços ainda são necessários esforços por novas metodologias educacionais que possibilitem ao aluno surdo aprender de forma igualitária. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.title Metodologias de Ensino de Matemática para alunos surdos: uma Revisão Sistemática da Literatura. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta