Resumo:
A prática pedagógica docente dos professores para a inclusão de alunos com TEA é um grande
desafio. Principalmente na aula de física por se tratar de uma disciplina que assumiu um caráter de ser “Árdua”, de difícil assimilação e posteriormente por se tratar de situações com as quais se exija a abstração, fato desafiador para o autista. Sendo assim, o presente trabalho se propõe argumentar sobre os desafios e as estratégias dos professores diante do aluno autista. A metodologia utilizada foi bibliográfica seguida de entrevista semiestruturada com professores que atuam na educação básica e atendem estudantes com o TEA. Foram entrevistados 5 professores que citam dentre outras coisas, a formação continuada como um desafio educacional. A formação exclusiva sobre essa temática, a falta de estruturas físicas para receber os alunos, aliados aos problemas enfrentados em sala de aula são desafiadores. Também é citado a falta de especialização e materiais para trabalhar com aluno autista, segundo a maioria dos professores pesquisados, eles não se sentem preparados para receber este aluno na sala de aula e resolvem trabalhar metodologias diferentes com a equipe escolar. Conclui-se que a inclusão do indivíduo com TEA não depende somente do professor e de sua prática pedagógica com estratégias facilitadoras, mas sim, um conjunto de ações de toda a comunidade escolar para poder beneficiar com qualidade essa inclusão.
Descrição:
TRAJANO, V. S. Desafios e estratégias na prática docente de professores com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.