dc.contributor.author |
Trajano, Valdielle dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-10T18:27:15Z |
|
dc.date.available |
2022-08-10T18:27:15Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-27 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 370.115 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27522 |
|
dc.description |
TRAJANO, V. S. Desafios e estratégias na prática docente de professores com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A prática pedagógica docente dos professores para a inclusão de alunos com TEA é um grande
desafio. Principalmente na aula de física por se tratar de uma disciplina que assumiu um caráter de ser “Árdua”, de difícil assimilação e posteriormente por se tratar de situações com as quais se exija a abstração, fato desafiador para o autista. Sendo assim, o presente trabalho se propõe argumentar sobre os desafios e as estratégias dos professores diante do aluno autista. A metodologia utilizada foi bibliográfica seguida de entrevista semiestruturada com professores que atuam na educação básica e atendem estudantes com o TEA. Foram entrevistados 5 professores que citam dentre outras coisas, a formação continuada como um desafio educacional. A formação exclusiva sobre essa temática, a falta de estruturas físicas para receber os alunos, aliados aos problemas enfrentados em sala de aula são desafiadores. Também é citado a falta de especialização e materiais para trabalhar com aluno autista, segundo a maioria dos professores pesquisados, eles não se sentem preparados para receber este aluno na sala de aula e resolvem trabalhar metodologias diferentes com a equipe escolar. Conclui-se que a inclusão do indivíduo com TEA não depende somente do professor e de sua prática pedagógica com estratégias facilitadoras, mas sim, um conjunto de ações de toda a comunidade escolar para poder beneficiar com qualidade essa inclusão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Rejane Maria da Silva Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Física |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.title |
10-08-22 - Desafios e Estratégias na Prática Docente de Professores com Estudantes com Transtorno do Espectro Autista( TEA) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |