UEPB - Repositório Digital

10-08-22 - Desafios e Estratégias na Prática Docente de Professores com Estudantes com Transtorno do Espectro Autista( TEA)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Trajano, Valdielle dos Santos
dc.date.accessioned 2022-08-10T18:27:15Z
dc.date.available 2022-08-10T18:27:15Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other 21. ed. CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27522
dc.description TRAJANO, V. S. Desafios e estratégias na prática docente de professores com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A prática pedagógica docente dos professores para a inclusão de alunos com TEA é um grande desafio. Principalmente na aula de física por se tratar de uma disciplina que assumiu um caráter de ser “Árdua”, de difícil assimilação e posteriormente por se tratar de situações com as quais se exija a abstração, fato desafiador para o autista. Sendo assim, o presente trabalho se propõe argumentar sobre os desafios e as estratégias dos professores diante do aluno autista. A metodologia utilizada foi bibliográfica seguida de entrevista semiestruturada com professores que atuam na educação básica e atendem estudantes com o TEA. Foram entrevistados 5 professores que citam dentre outras coisas, a formação continuada como um desafio educacional. A formação exclusiva sobre essa temática, a falta de estruturas físicas para receber os alunos, aliados aos problemas enfrentados em sala de aula são desafiadores. Também é citado a falta de especialização e materiais para trabalhar com aluno autista, segundo a maioria dos professores pesquisados, eles não se sentem preparados para receber este aluno na sala de aula e resolvem trabalhar metodologias diferentes com a equipe escolar. Conclui-se que a inclusão do indivíduo com TEA não depende somente do professor e de sua prática pedagógica com estratégias facilitadoras, mas sim, um conjunto de ações de toda a comunidade escolar para poder beneficiar com qualidade essa inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Rejane Maria da Silva Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Física pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.title 10-08-22 - Desafios e Estratégias na Prática Docente de Professores com Estudantes com Transtorno do Espectro Autista( TEA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta