Resumo:
Este estudo tem como principal objetivo analisar a construção do nonsense presente na obra
Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll, além de observar como a
personagem principal se posiciona e reage diante do estranhamento causado pelas situações
que não entende. A pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa foi realizada a partir de
análises voltadas aos elementos da narrativa, os quais caracterizam e formam o nonsense,
como também, mediante a investigação das características da personagem Alice, imersa nas
situações oníricas e complexas em seu retorno ao País das Maravilhas. Dessa maneira, o
estudo se justifica na importância da leitura e interpretação do texto infantojuvenil para a
formação do imaginário e do contexto sociocultural do jovem leitor. Nossa hipótese é de que,
conhecendo o nonsense e sabendo identificá-lo, a fantasia e o universo mágico da narrativa de
Lewis Carroll proporcionará uma compreensão mais apurada dos elementos que compõem a
narrativa. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se nos estudos de Marucci e Giroldo
(2020), Rosenfeld (2004), Cademartori (2006), Colomer (2017), Cunha (2003) e Hunt (2010).
Verificamos que a análise revela a necessidade de estudos que contemplem a importância da
obra infantojuvenil, além de enfatizar a relevância de apresentar às crianças e jovens leitores a
literatura nonsense.
Descrição:
SILVA, A. F. A. da. O reflexo do nonsense em Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade da Paraíba, Guarabira, 2022.