Resumo:
O marcador da pandemia de Covid-19 no Brasil é o dia 25 de fevereiro de 2020 quando se
iniciou a investigação do primeiro possível caso - que se confirmou posteriormente - da
doença no país. O desdobramento da crise na nação brasileira ganhou notoriedade na
cobertura de mídias internacionais como o The New York Times (NYT), especialmente
quanto à administração federal do surto de escala global. Nesse sentido, o objetivo do
presente trabalho foi analisar e responder como o periódico norte-americano construiu a
imagem do Brasil, recorrendo às matérias publicadas na edição virtual entre fevereiro de 2020
e fevereiro de 2022. A fim de esclarecer essa questão, foi utilizado o método de natureza
documental e bibliográfico (a partir dos trabalhos já publicados sobre as áreas adjacentes da
pesquisa). No ínterim analisado, o NYT publicou 526 artigos nas seções Briefing e Opinion
para tratar do cenário brasileiro. Para a análise destes conteúdos foram adotados os métodos
de tipo quantitativo-qualitativo: quantitativo por meio da sistematização das matérias em
tabelas e do uso do software Iramuteq para a verificação de recorrências de palavras, ideias e
termos relacionados ao tema em tela (apresentados no formato nuvem), e qualitativo pelo viés
interpretativo analítico dos conteúdos selecionados). Finalmente, o estudo aponta para a
predominância do caráter crítico das notícias que abordam a temática, resultando na
fundamentação de uma percepção negativa da gestão e no reconhecimento do Brasil como um
Estado pária quanto a administração da pandemia.
Descrição:
CONCEIÇÃO, L. R. A construção da imagem do Brasil pela mídia estrangeira durante a pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre o The New York Times. 2022. 45f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba,
João Pessoa, 2022.