UEPB - Repositório Digital

A construção da imagem do Brasil pela mídia estrangeira durante a pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre o The New York Times

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Conceição, Lorrany Ribeiro
dc.date.accessioned 2022-08-13T01:29:11Z
dc.date.available 2022-08-13T01:29:11Z
dc.date.issued 2022-07-22
dc.identifier.other CDD 320.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27608
dc.description CONCEIÇÃO, L. R. A construção da imagem do Brasil pela mídia estrangeira durante a pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre o The New York Times. 2022. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O marcador da pandemia de Covid-19 no Brasil é o dia 25 de fevereiro de 2020 quando se iniciou a investigação do primeiro possível caso - que se confirmou posteriormente - da doença no país. O desdobramento da crise na nação brasileira ganhou notoriedade na cobertura de mídias internacionais como o The New York Times (NYT), especialmente quanto à administração federal do surto de escala global. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar e responder como o periódico norte-americano construiu a imagem do Brasil, recorrendo às matérias publicadas na edição virtual entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2022. A fim de esclarecer essa questão, foi utilizado o método de natureza documental e bibliográfico (a partir dos trabalhos já publicados sobre as áreas adjacentes da pesquisa). No ínterim analisado, o NYT publicou 526 artigos nas seções Briefing e Opinion para tratar do cenário brasileiro. Para a análise destes conteúdos foram adotados os métodos de tipo quantitativo-qualitativo: quantitativo por meio da sistematização das matérias em tabelas e do uso do software Iramuteq para a verificação de recorrências de palavras, ideias e termos relacionados ao tema em tela (apresentados no formato nuvem), e qualitativo pelo viés interpretativo analítico dos conteúdos selecionados). Finalmente, o estudo aponta para a predominância do caráter crítico das notícias que abordam a temática, resultando na fundamentação de uma percepção negativa da gestão e no reconhecimento do Brasil como um Estado pária quanto a administração da pandemia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Silvia Garcia Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Governo Bolsonaro pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.subject The New York Times pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.title A construção da imagem do Brasil pela mídia estrangeira durante a pandemia de Covid-19: um estudo de caso sobre o The New York Times pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta