Resumo:
A avaliação dos serviços de saúde sob a visão do usuário, mostra-se como grande contribuinte para a tomada de decisões para melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, permitindo observar o funcionamento efetivo dos serviços de saúde. O objetivo do estudo foi reavaliar a satisfação dos usuários com os serviços odontológicos públicos e privados em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB após 10 anos do estudo inicial. Metodologia: Tratou-se de um estudo quantitativo e analítico, transversal, de base populacional. A utilização do Software AASSB, através da instalação do formulário digital em Tablets, contribuiu para facilitar o momento da coleta, transmissão e análise dos dados por meio do aplicativo Android. Após consolidar os dados e gerar respectivo banco em planilha Excel, a análise ocorreu através do software SPSS versão 20.0 em duas etapas: uma descritiva e outra analítica. Primeiro, foram feitas as distribuições de frequência das variáveis quantitativas. Em seguida, as dimensões do Questionário de Avaliação da Satisfação com os Serviços de Saúde Bucal (QASSaB) foram transformadas em uma variável contínua de satisfação para analisar o acesso efetivo aos serviços odontológicos públicos e privados pelo teste de Mann-Whitney, considerando o nível de significância de 5%. Resultados: A amostra foi composta por 571 indivíduos, havendo predominância do sexo feminino (75,6%), sem cadastro em programas de renda mínima (78,3%), com renda de até um (01) salário-mínimo (37,8%) e nível de escolaridade até o primeiro grau incompleto (33,3%). Ainda, 46,2% procuraram atendimento com dentista nos últimos dois (02) anos, totalizando em 264 indivíduos respondentes ao QASSaB. Destas, 165(62,5%) tiveram facilidade para obter vaga no serviço e 176(65,4%) afirmaram ter resolutividade do problema, com 149 (64,8%) apresentando satisfação com a aparência dos dentes tratados. 247(95%) consideram satisfatória a limpeza da recepção/Sala de espera, 256(98%) a limpeza do consultório/clínica e 169(90,4%) a do banheiro. Ainda, 152(78,3%) afirmaram ter valido a pena a ida ao serviço e 184(77%) disseram haver equidade no tratamento. Comparando a satisfação por tipo de serviço, houve maior satisfação com o serviço particular (p<0,05) e, comparando os serviços públicos, houve menor satisfação com os serviços da ESF (p<0,05). Conclusão: Está havendo resolutividade dos problemas e facilidade para obter atendimento nos serviços utilizados pelos usuários, sendo afirmado existência de satisfação quanto a maioria das dimensões analisadas. Ao comparar os tipos de serviço, houve maior satisfação no serviço privado. Quando comparado o serviço da ESF com outros serviços públicos, estes últimos obtiveram maior nível de satisfação dos usuários.
Descrição:
COSTA, Rohana Nóbrega Nunes da. Avaliação da satisfação dos usuários com os serviços odontológicos por tipo de serviço (público e/ou privado) em áreas cobertas pela estratégia saúde da família em Campina Grande – PB com uso do aplicativo AASSB: Um estudo reavaliativo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.