dc.contributor.author |
Xavier, Andrêza Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-15T19:35:14Z |
|
dc.date.available |
2022-08-15T19:35:14Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-04 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27627 |
|
dc.description |
XAVIER, A. G. Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto educacional é um avanço importante, visto que tais pessoas estão cada vez mais inseridas na sociedade e precisam ter seus direitos garantidos e ofertados com eficiência no sistema regular de ensino. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar recursos e metodologias que possam auxiliar professores de matemática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, utilizando materiais concretos e táteis. Para alcançar tal proposta serão abordadas metodologias de ensino para alunos com deficiência visual que estão inseridos na rede regular de ensino, apresentação de propostas de recursos metodológicos para o ensino e aprendizagem de Geometria para alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática e fazer um levantamento bibliográfico referente às teorias voltadas para a educação especial no que tange a inclusão educacional. Durante todo o processo é possível perceber a grande importância da utilização de recursos metodológicos no ensino a pessoa com deficiência visual e também a necessidade de novos trabalhos que apresentem novos métodos e técnicas para auxiliar tal processo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Matheus Marques de Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais concretos |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual |
pt_BR |
dc.title |
Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |