UEPB - Repositório Digital

Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Andrêza Gomes
dc.date.accessioned 2022-08-15T19:35:14Z
dc.date.available 2022-08-15T19:35:14Z
dc.date.issued 2022-08-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27627
dc.description XAVIER, A. G. Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto educacional é um avanço importante, visto que tais pessoas estão cada vez mais inseridas na sociedade e precisam ter seus direitos garantidos e ofertados com eficiência no sistema regular de ensino. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar recursos e metodologias que possam auxiliar professores de matemática no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, utilizando materiais concretos e táteis. Para alcançar tal proposta serão abordadas metodologias de ensino para alunos com deficiência visual que estão inseridos na rede regular de ensino, apresentação de propostas de recursos metodológicos para o ensino e aprendizagem de Geometria para alunos com deficiência visual nas aulas de Matemática e fazer um levantamento bibliográfico referente às teorias voltadas para a educação especial no que tange a inclusão educacional. Durante todo o processo é possível perceber a grande importância da utilização de recursos metodológicos no ensino a pessoa com deficiência visual e também a necessidade de novos trabalhos que apresentem novos métodos e técnicas para auxiliar tal processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Matheus Marques de Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject Matemática inclusiva pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Materiais concretos pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.title Recursos táteis no ensino da geometria para alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta