Resumo:
Com o surgimento da COVID-19 e a posterior crise sanitária decretada, muitas áreas foram afetadas e em especial o setor educacional pois escolas tiveram que ser fechadas. Uma nova realidade de comunicação para continuidade das aulas teve que ser desenvolvida e o modelo de ensino remoto foi a saída para suprir a necessidade daquele momento quando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) foram o meio de substituir o quadro branco e o pincel. Nesse sentido, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura no intuito de encontrar pesquisas que mostrassem as principais TDIC utilizadas para o ensino de matemática no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A averiguação dessas pesquisas se deu em quatro bases de buscas, que foram: Google Acadêmico, SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo (PBi USP). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados ao todo nove trabalhos que abordassem o tema. Os resultados da pesquisa apontaram que as principais TDIC utilizadas foram o WhatsApp, E-mail, G-Suite for Education (Classroom, Meet, Drive) e que embora essas ferramentas tenham ajudado e facilitado o contato entre os alunos e professores durante o ERE muito ainda teria que ser feito para criar um ambiente mais propício para o processo de ensino e da aprendizagem, como por exemplo a formação continuada dos professores para a utilização dessas TDICs e oferecer uma melhor estrutura para docentes e discentes que promovesse uma melhor utilização dessas ferramentas.
Descrição:
LEITE, S. S. R. L. Revisão integrativa das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas no ensino remoto emergencial na disciplina de matemática pela educação básica. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.