Resumo:
Tendo em vista a grande dificuldade na compreensão de conceitos geométricos no Ensino Fundamental, perpetuando e dificultando a construção desse conhecimento nos demais níveis de ensino, este trabalho volta-se para o ensino-aprendizagem da geometria nos anos finais do Ensino Fundamental e suas implicações para a construção do conhecimento geométrico, a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da Geometria. Para tanto, é necessário reconhecer as dificuldades existentes no processo didático e proporcionar situações de reconhecimento de figuras e seus conceitos geométricos, intento para o qual o software GeoGebra apresenta significativas possibilidades. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como o GeoGebra pode dinamizar o processo de ensino-aprendizagem de polígonos, bem como prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas). Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, aplicando uma atividade com a utilização do software GeoGebra pelos próprios alunos, tendo como objetivo de melhorar a percepção e visualização de figuras geométricas e sólidos relacionais. Diante disso, verificamos que os alunos, sendo o centro do processo de aprendizagem, melhoraram a capacidade de visualização de sólidos, desenvolvendo uma maturidade para responder às questões, fato refletido na quantidade de acertos na atividade, o que permite inferir, no contexto desta investigação, a eficácia do uso da ferramenta. Constatamos assim, por meio da geometria dinâmica o melhor desenvolvimento do conteúdo, a partir da interação dos alunos com os objetos geométricos e seus conceitos, facilitando a compreensão dos sólidos e de suas planificações.
Descrição:
COSTA, A. J. A. Ensino de sólidos geométricos mediado pelo uso do GeoGebra. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.