Resumo:
Durante a pandemia da Covid – 19, percebeu -se um grande aumento na busca por jogos digitais. Nesse sentido, o presente artigo objetiva investigar a importância e os impactos do uso dos jogos digitais na educação, buscando compreender as principais dificuldades de aplicação em sala de aula e sua importância. Este estudo tem caráter qualitativo e bibliográfico. Tipificando e caracterizando os jogos de modo geral, confirmamos então que, em sua grande maioria, os alunos evitam a utilização de jogos matemáticos digitais fora das suas instituições de ensino, pois os mesmos não passam de repetições bruscas e maquiadas de conteúdos e atividades, sendo essas atividades retiradas na maioria das vezes de livros didáticos, fantasiadas com efeitos visuais, animações e trilhas sonoras, levando assim os estudantes a não se interessarem pela matemática e muito menos por tal metodologia, o que reflete numa baixa aprendizagem significativa. Assim, para que um jogo digital matemático realmente faça com que os alunos aprendam e o busquem fora da sala de aula é preciso que o jogo contenha além da matemática, elementos como história e trama envolvente para que os jogadores utilizem a matemática de forma natural.
Descrição:
QUEIROGA, E. M. M. A importância e os impactos do uso de jogos digitais no ensino de matemática. 2022. 19 . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.