dc.contributor.author |
Santos, Dijaíne Araújo dos |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-18T15:05:23Z |
|
dc.date.available |
2022-08-18T15:05:23Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-28 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27667 |
|
dc.description |
SANTOS, D. A. O impacto da pandemia de Covid-19 sobre o projeto de extensão Augusto dos Anjos e o ensino de Física: um relato de experiência. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O pressuposto de uma investigação sobre elementos alternativos que auxiliem na alfabetização cientifica é relevante para formar uma sociedade capaz de compreender e opinar acerca das inovações que estão por vir. Seguindo esse entendimento, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o desenvolvimento do projeto de extensão ― Augusto dos Anjos e o Ensino de Física‖ que foi desenvolvido no período crítico da pandemia de Covid-19, quando o isolamento social se fazia necessário. Por isso, têm como fator motivador o uso da poesia cientificista de Augusto dos Anjos nas aulas de Física do ensino médio. Dessa forma, esse relato de experiência pode ser justificado através da importância de documentar como o ensino de Física, sendo considerado um dos mais complexos de ensinar e aprender, foi experienciado através de um projeto de extensão que buscou apresentar uma forma de manter os alunos motivados através do enlace entre Ciência e Arte durante esse período emergencial. Para compreender o desenvolvimento do projeto de extensão foram aplicados questionários semiestruturados antes e após o seu desenvolvimento, além disso, são apresentadas as observações adquiridas através das ações desenvolvidas pela autora e os demais extensionistas. Nas intervenções realizadas percebeu-se que as ferramentas digitais voltadas para a educação se mostraram fundamentais para dar prosseguimento ao projeto, ainda assim o ensino remoto apresenta alguns impropérios que por vezes atrasam e prejudicam as abordagens. A interação entre os extensionistas e os alunos da escola não se mostrou eficiente visto que poucos interagem através do microfone e mesmo no bate-papo se mostram retraídos a participar da aula. O enlace entre Ciência e Arte demonstrou ser um artifício que pode ser utilizado para estabelecer uma interdisciplinaridade entre as áreas, geralmente, tratado em lados opostos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Kalinka Walderea Almeida Meira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência e Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Augusto dos Anjos |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia da Covid-19 |
pt_BR |
dc.title |
O impacto da pandemia de Covid-19 sobre o projeto de extensão Augusto dos Anjos e o Ensino de Física: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |