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Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem

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dc.contributor.author Geminiano Júnior, Jessé
dc.date.accessioned 2013-12-09T17:56:27Z
dc.date.available 2013-12-09T17:56:27Z
dc.date.issued 2013-12-09
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2768
dc.description GEMINIANO JUNIOR, J. Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo principal analisar a mobilidade pendular dos estudantes do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, bem como as dinâmicas sócioespacias decorrentes desse fenômeno no âmbito acadêmico e na cidade de Campina Grande. O trabalho foi dividido em etapas, iniciando-se com o levantamento bibliográfico, aquisição de dados junto ao Departamento de Geografia e pesquisa in loco. Foi realizado por meio da aplicação de questionários e entrevistas dirigidas a alunos que migram diariamente. A fim de entender tal processo, se estudou de forma dialética, fenomenológica, qualitativa-quantitativa os movimentos pendulares dos estudantes de Geografia (UEPB), turno-noite, turmas de 1° ao 5° ano, oriundos de diversos municípios paraibanos e até estados circunvizinhos, com objetivos específicos de esclarecer alguns questionamentos e perguntas evidenciadas ao longo deste estudo. Tais como: conhecer suas realidades e perspectivas profissionais, entender as causas que os motivam a permanecerem neste processo migratório; Bem como os conflitos enfrentados por esses discentes ao longo de cinco (05) anos de curso, as superações, e seus olhares a respeito do próprio curso e da Universidade como um todo. Verificou-se que os interesses dos estudantes, bem como suas necessidades e preocupações são relevantes. Se constatou que tais discentes sentem-se compromissados, se identificam com o curso e a área de estudo que o mesmo abrange e consideram que a Universidade pode ser caracterizada como um lugar da construção de vínculos, sentimentos de apego e de amizade, identificam-se com alguns professores, valorizam a instituição (UEPB) e buscam por um ensino de qualidade a fim de exerceram uma carreira promissora em meio a um cenário educacional preocupante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Daniel Campos Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia - Demografia pt_BR
dc.subject Mobilidade Pendular. – Ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Alunos - UEPB pt_BR
dc.title Um aporte da mobilidade pendular dos estudantes do curso de geografia da UEPB: implicações no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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