dc.contributor.author |
Carvalho, Berenice Bianca de |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-22T15:24:01Z |
|
dc.date.available |
2022-08-22T15:24:01Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-02 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.912 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27697 |
|
dc.description |
CARVALHO, B. B. A matemática na educação especial: uma abordagem voltada para o autismo. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo visa compreender como acontece o ensino da Matemática para estudantes com a síndrome denominada como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa de métodos de pesquisa de campo e bibliográfica cujas fontes de pesquisa utilizadas foram livros e artigos científicos atuais, antigos e uma entrevista semiestruturada com um professor de matemática. Parte-se da premissa de que quanto mais cedo o diagnóstico for feito, os alunos poderão ter um melhor desenvolvimento na escola e consequentemente na aprendizagem da Matemática. O autismo ainda é pouco estudado e diagnosticado tardiamente aqui no Brasil, entre cinco e sete anos de idade, quando deveria ser diagnosticado precocemente nos primeiros três anos de vida da criança, período em que o autismo se instala, ampliando as chances para o desenvolvimento da aprendizagem. Desta forma, este artigo justifica-se por perceber que, mesmo que o campo da Educação Matemática tenha avançado em pesquisas sobre o autismo, ainda existem lacunas na qualidade do ensino de matemática para esses alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Maria Betânia Soares da Silva Batista |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.title |
A matemática na educação especial: uma abordagem voltada para o autismo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |