Resumo:
Ao realizar uma análise sobre o ensino adotado nos últimos anos na escola Estadual Marechal Almeida Barreto em Juazeirinho-PB. Observa-se um desinteresse por partes dos alunos, pois segundo eles as aulas de Geografia são “chatas”.Mas o que acontece e que os métodos que a disciplina de Geografia oferece, não são bem aproveitados por parte dos professores; e a geografia dispõe diversos métodos para trabalharem seus conteúdos no fundamental II, para aprendizagem dos alunos sendo de grande relevância, fazendo que socialize os professores e os métodos que eles devem utilizar e sendo a real dificuldade que os docentes tem de enfrentar para ensinarem Geografia. O objetivo da pesquisa consiste em identificar os métodos aplicados em sala de aula e promover uma nova visão que alunos venham ter da disciplina de Geografia, que os discentes possam ver quanto à geografia é dinâmica e interessante e que pode melhorar sua vida e seu espaço. Tendo a pesquisa um caráter qualitativo com coleta de dados e questionários e entrevistas aplicados para docentes e discentes a análise constatou-se uma troca de conhecimento entre alunos e professores melhorando assim sua relação e como base nos resultados apresentados os alunos se mostram que gostam da disciplina, tem prazer, em estudar Geografia.
Descrição:
SANTOS, F. M. J. Ensino de geografia nas séries do fundamental na Escola Marechal Almeida Barreto, Juazeirinho - PB: desafios, perspectivas e a aplicabilidade da geografia. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.