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Implementação das políticas públicas de inclusão digital na educação em tempos de pandemia

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dc.contributor.author Silva, Danielle Apolinário da
dc.date.accessioned 2022-08-25T03:46:10Z
dc.date.available 2022-08-25T03:46:10Z
dc.date.issued 2021-08-27
dc.identifier.other CDD 320.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27718
dc.description SILVA, D. A. da. Implementação das políticas públicas de inclusão digital na educação em tempos de pandemia. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão digital é um direito social e deve ser compreendida como uma dimensão da cidadania. Nessa perspectiva, a qualidade do acesso aos meios digitais e a autonomia dos indivíduos devem ser asseguradas. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as políticas públicas de inclusão digital implementadas nas instituições educacionais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na pandemia Covid-19 junto às escolas estadual e municipal do município de Pilõezinhos – PB. Para consecução deste objetivo buscou-se identificar as Políticas Públicas de Inclusão Digital implementadas nas unidades de ensino; analisar os desafios enfrentados pela comunidade escolar na inserção das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, no contexto da pandemia e refletir sobre o processo de implementação das tecnologias no cotidiano escolar e suas possibilidades. A metodologia adotada para o desenvolvimento desse estudo classifica-se quanto à natureza como qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Em relação aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como Pesquisa bibliográfica e Estudo de Caso, realizado através de dois questionários que foram aplicados a professores e alunos da Educação Básica. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa são: Millon (2010), Moraes (1997), Flores e Arnt (2020), dentre outros. Com relação aos resultados, nota-se a relevância das formações que vêm sendo ofertadas aos professores, visto que apresentaram aos docentes recursos tecnológicos que estão sendo usados nas aulas remotas e que poderão ser levados para as aulas presenciais, após período pandêmico. Por outro lado, alguns professores da rede municipal que atuam no Ensino Fundamental, relataram não ter recebido nenhuma formação para atuarem no ensino remoto. A maioria dos alunos participantes da pesquisa tem acesso à Internet através de rede wi-fi ou dados móveis. Em alguns casos, utilizam a rede disponibilizada pelos vizinhos, ou vão até a casa de parentes para desenvolverem as atividades. Contudo, ainda existem muitos estudantes impossibilitados de acompanharem este ensino que vem sendo ofertado, visto que não detêm dos recursos necessários. Nesse contexto, faz-se necessário que haja mais investimentos em políticas públicas que ofereçam aos professores e alunos as condições necessárias para desenvolverem suas atividades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Taíses Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Implementação das políticas públicas de inclusão digital na educação em tempos de pandemia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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