Resumo:
Durante o período de pandemia causada pela COVID-19, os recursos multimídia tornaram-se
essenciais para a realização de aulas remotas. Professores e alunos buscaram utilizá-los para
dar continuidade aos processos de ensino e de aprendizagem. No primeiro semestre de 2020, a
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a disciplina de recursos multimídia para o Ensino
(RME) definida em sua grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática para ensinar
os alunos a usarem softwares, aplicativos e mídias digitais empregando-os durante o Ensino
Remoto Emergencial (ERE). Esta investigação buscou analisar a disciplina de RME por meio
das percepções dos alunos se baseando no método de Análise de Conteúdo de Bardin (1977).
Para isso, foram realizadas as etapas de Pré-análise, exploração do material e tratamento dos
resultados dos formulários enviados aos alunos em três momentos distintos ao longo do
semestre. Constatou-se que os alunos mantiveram o interesse em aprofundar o material
estudado e avaliaram positivamente o desenvolvimento da disciplina.
Descrição:
LEITE, J. S. Análise do componente curricular recursos multimídia na educação no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.