Resumo:
Este estudo tem como objetivo central a retomado do debate sobre o processo de alfabetização fundamentado nas teorias de Piaget e de Vigotski. O motivo principal que nos conduziu a essa temática é a constatação de que é anunciado em todos os lugares desse país que estamos vivendo na sociedade do conhecimento. No entanto, o cotidiano escolar está carregado de alunos que passam para a série seguinte sem saber ler e escrever. Essa inquietação nos levou a perceber que a teoria hegemônica de alfabetização está centrada na proposta construtivista que tem no seu centro o aluno, apontado como construtor e protagonista de seu conhecimento e o professor, secundarizado e apontado pelos proponentes dessa teoria como um mediador ou facilitador da aprendizagem. Enquanto isso, o número de analfabetos funcionais se acentua na tão propalada sociedade do conhecimento. Ao fazer essa investigação relacionando a proposta construtivista com o fracasso ou sucesso escolar, encontramos em Vigotski uma proposta superior em qualidade e consistente nos seus encaminhamentos, apontando que o processo de alfabetização é enriquecedor quando o adulto, em contato com a criança, pode dar segurança na trajetória de apropriação e desenvolvimento do conhecimento e ao mesmo tempo cria as condições para que o professor seja efetivamente, como ser mais desenvolvido, a chave para o desenvolvimento da criança, que naquela fase, é o ser em processo de desenvolvimento.
Descrição:
TEOTÔNIO, Jeanne Epaminondas. Alfabetização no processo construtivista: sucesso ou fracasso?. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.