Resumo:
A presente pesquisa dedicou-se à análise de notícias sobre o professor publicadas no site Razões para Acreditar. Objetivou-se, com isso, (i) examinar se o papel destinado ao professor reproduz uma perspectiva heroica; e (ii) refletir sobre o estereótipo do professor como “professor-herói” na sociedade. Para tanto, foram tomadas as considerações de Orlandi (2015), Maingueneau (2015) e Coelho et al. (2010) como referencial teórico para os conceitos de Análise do Discurso; os trabalhos de Charlot (2008), Puebla (1997), Gadotti (2007) e Paulo Freire (1989-1993), como aporte teórico sobre a educação e o papel do professor; e Pretto
(2013) e Silva Jr. (2000), como base necessária para se compreender os portais de notícias online. Este estudo ancorou-se na área da Análise de Discurso e desenvolveu-se em apenas uma etapa, tendo como alvo as notícias sobre professores durante os anos de 2020 e 2021. Na análise das notícias em que o professor é agente principal, identificaram-se os principais Temas (T). Como resultados, destaca-se que, apesar dos Temas apresentarem aspectos positivos acerca da representação do professor, reforçam e reproduzem o estereótipo estigmatizado de “professor-herói”.
Descrição:
EGITO, Y. H. A representação do professor como "professor-herói": uma análise discursiva de notícias do site razões para acreditar. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.