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Neste artigo, pretendemos observar como a obra do pintor espanhol Salvador Dali influencia a elaboração artística do romance Canibalismo de Outono (2016), escrito por Arturo Gouveia. O objetivo geral deste estudo é analisar a construção da inter-relação entre uma obra pictórica e um texto narrativo, partindo das semelhanças e explorando as diferenças entre as obras supracitadas. Temos como objetivos específicos: 1) descrever a estruturação desta inter-relação entre obras literárias; 2) apontar as semelhanças entre as obras homônimas em estudo e 3) ressaltar as diferenças pontuais entre a tela (Dalí) e o texto narrativo (Gouveia). A metodologia empregada neste estudo é: uma pesquisa de levantamento bibliográfico, de cunho exploratório e com uma abordagem qualitativa, ou seja, realizamos uma análise comparativa entre as obras (Canibalismo de outono); pois, além do título homônimo, percebemos o uso do método paranoico-crítico e da estética surrealista na escrita da trama arturiana. Buscamos, por meio desta pesquisa, evidenciar o diálogo “implícito/explícito” entre a imagem e a escrita, levando em consideração que são dois gêneros artísticos distintos e produzidos em séculos diferentes. Para a realização desse estudo, utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: Carvalhal (2006), Nitrini (2015, Kristeva (2005); assim como também nos apoiamos nos estudos de Santaella (2002), Limeira (2010) e Carvalho (2018) para uma melhor interpretação dos fenômenos em análise. |
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