UEPB - Repositório Digital

Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sales, Grazielly Alves Pereira
dc.date.accessioned 2022-09-20T16:47:58Z
dc.date.available 2022-09-20T16:47:58Z
dc.date.issued 2022-03-24
dc.identifier.other CDD 005.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27801
dc.description SALES, G. A. P. Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Planejar uma disciplina ou um curso não é tarefa fácil, o ensino de Engenharia de Software é uma disciplina empenhada no desenvolvimento de software, assim como boa formação de bons profissionais, mais do que linhas de códigos. O ensino na área de Requisitos é considerado desafiador do ponto de vista dos alunos. Este trabalho visa analisar atividades propostas de Engenharia de Requisitos a partir da Taxonomia Revisada de Bloom e mapear os conhecimentos de requisitos exigidos dos alunos na graduação conforme o Domínio Cognitivo de modo a facilitar o processo de avaliação de um determinado aluno. Os caminhos metodológicos deste trabalho iniciaram-se no levantamento bibliográfico sobre o ensino-aprendizagem da Engenharia de Software e sua área de maior dificuldade enfrentada pelos alunos de Ciência da Computação. Na escolha da área de Engenharia de Software optou-se pela busca de atividades relacionadas a Engenharia de Requisitos, onde foram utilizados livros da biblioteca do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Considera-se importantes atividades que possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem conforme respondam a diferentes problemas. Pensando nisso, esse trabalho apresenta a Taxonomia Revisada de Bloom do Domínio Cognitivo na classificação das questões de forma hierárquica, tornando a aprendizagem mais efetiva. A classificação das atividades propostas nos livros sugeridos na bibliografia do Projeto de Curso segundo a Taxonomia Revisada, foi satisfatória, de modo que, cada questão utilizou-se de uma dimensão, tanto no Conhecimento quanto no Processo Cognitivo. Ao final, foi possível gerar a descrição dos procedimentos de cada questão, de forma clara e objetiva para que o aluno possa construir seu conhecimento revendo sua ação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Angélica Felix Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Engenharia de software pt_BR
dc.subject Engenharia de requisitos pt_BR
dc.subject Taxonomia de Bloom pt_BR
dc.subject Ensino de computação pt_BR
dc.title Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta