Resumo:
Com este estudo, objetivou-se investigar as perspectivas dos estudantes egressos do curso de licenciatura em física da UEPB, campus VIII, acerca dos aspectos que envolvem a educação inclusiva, buscando analisar se sua formação acadêmica forneceu subsídios suficientes para que os estudantes egressos iniciassem suas jornadas de trabalho minimamente aptos em desenvolver práticas inclusivas de sua formação, caso fosse necessário. Para isso, optamos por abordar nossa problemática através de uma pesquisa de caráter qualitativo, com o auxílio de uma pesquisa bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, pudemos observar que existe uma lacuna com relação a abordagem da Educação Inclusiva dentro do curso especificamente investigado, os aspectos abordados embora representem uma importante iniciativa, não são suficientes para oferecerem subsídios necessários aos profissionais formados. Neste sentido, tendo em vista a evidência não apenas educacional, mas social, atingida por esta temática nos tempos atuais, julgamos ser necessário a busca por possíveis soluções para essa problemática, de modo a fomentar o processo de formação adequadamente.
Descrição:
SOUZA, Maria Wedna Soares de. Ensino de Física: Um estudo sobre as perspectivas da educação inclusiva dos estudantes egressos do Campus VIII. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.