Resumo:
A Matemática é uma área de grande importância social e econômica, por outro lado é preciso investir em abordagens do ensino da Matemática que sejam capazes de diminuir o espaço de práticas arcaicas no ensino desta matéria. O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar o potencial de contribuição que a Modelagem Matemática tem na esfera educacional e na formação inicial de professores de Matemática. Como objetivos específicos, a) Estudar o processo de surgimento da Modelagem Matemática no Brasil, relacionando-a e diferenciando da Resolução de Problemas. b) Identificar de que forma a Modelagem Matemática está presente nos cursos de Licenciatura e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa de natureza descritiva de natureza bibliográfica contemplando a análise documental nos os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Licenciatura em Matemática da UEPB. Notou-se inúmeras vantagens de a Modelagem receber uma atenção maior na formação de professores visto o seu potencial de desencadear o desenvolvimento do pensamento e do raciocínio matemático do aluno, estimulando a aquisição de autonomia por parte do educando. Sinaliza também o potencial de o professor criando mais suas próprias atividades, estar menos preso aos materiais elaborados pelo sistema de ensino e pelo livro didático, tornando-se também mais autônomo em sua sala.
Descrição:
OLIVEIRA, A. B. Modelagem Matemática: uma abordagem sobre sua importância na formação inicial e na prática do professor de Matemática. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.