UEPB - Repositório Digital

Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Custódio, Laryssa Kyssia Figueiredo
dc.date.accessioned 2022-09-28T20:20:57Z
dc.date.available 2022-09-28T20:20:57Z
dc.date.issued 2022-09-14
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826
dc.description CUSTÓDIO, L. K. F. Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho foi desenvolvido visando apresentar uma proposta alternativa para o ensino da Matemática Financeira no 3º ano do ensino médio. A proposta foi formulada por meio da utilização da Modelagem Matemática alinhada a uma sequência didática, a qual tem como problemática central o entendimento dos mecanismos que regem o funcionamento de um cartão de crédito. A estruturação teórica foi feita através de um levantamento de revisão bibliográfica, em uma abordagem qualitativa traçando assim as reflexões referentes à utilização da Modelagem e das sequências didáticas como um suporte ao ensino da Matemática Financeira. Baseamo-nos em Barbosa (2001, 2004 e 2009), Borges (2008) e Alves (2016). Detalhamos nossa sequência didática e os pontos fundamentais de sua aplicação na sala de aula, com a expectativa de que irá contribuir efetivamente na implementação de novas abordagens de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Arlandson Matheus Silva Oliveira. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática Financeira pt_BR
dc.subject Modelagem Matemática pt_BR
dc.subject Sequência didáticas pt_BR
dc.subject Cartão de crédito pt_BR
dc.title Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta