dc.contributor.author |
Custódio, Laryssa Kyssia Figueiredo |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-28T20:20:57Z |
|
dc.date.available |
2022-09-28T20:20:57Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-14 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826 |
|
dc.description |
CUSTÓDIO, L. K. F. Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho foi desenvolvido visando apresentar uma proposta alternativa para o ensino da Matemática Financeira no 3º ano do ensino médio. A proposta foi formulada por meio da utilização da Modelagem Matemática alinhada a uma sequência didática, a qual tem como problemática central o entendimento dos mecanismos que regem o funcionamento de um cartão de crédito. A estruturação teórica foi feita através de um levantamento de revisão bibliográfica, em uma abordagem qualitativa traçando assim as reflexões referentes à utilização da Modelagem e das sequências didáticas como um suporte ao ensino da Matemática Financeira. Baseamo-nos em Barbosa (2001, 2004 e 2009), Borges (2008) e Alves (2016). Detalhamos nossa sequência didática e os pontos fundamentais de sua aplicação na sala de aula, com a expectativa de que irá contribuir efetivamente na implementação de novas abordagens de ensino. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Arlandson Matheus Silva Oliveira. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Cartão de crédito |
pt_BR |
dc.title |
Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |