Resumo:
O declínio do Nome-do-Pai é apontado pela psicanálise lacaniana como um movimento que caracteriza a modernidade e a contemporaneidade. Esse declínio, por sua vez, chega à instituição escolar, que sofre dificuldades para sustentar sua transmissão em tempos de inconsistência do Outro. Além disso, a história nos aponta para a feminização do magistério, acontecimento em que as professoras começam a ocupar maciçamente os lugares de ensino na escola. A queda do mandato paterno abre espaço para o surgimento de um discurso maternante nas escolas, que opera pela via da identificação e busca apagar as dissimetrias entre o professor e o aluno. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar como opera essa transmissão na contemporaneidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 4 professoras do Ensino Fundamental I e do Ensino Infantil da cidade de Campina Grande. Os conteúdos obtidos nas entrevistas foram submetidos à análise, referendada na Psicanálise Lacaniana. Por fim, a psicanálise, também aponta para a feminização do mundo enquanto abertura para um gozo para além da lógica fálica. É pela via do feminino que podemos pensar uma Outra educação, enquanto lugar que opera a possibilidade de uma construção singular tanto da professora, quanto dos alunos, chegando à concepção de que a professora não existe e é convocada para se inventar.
Descrição:
NEVES, Ênio de Almeida Brito. A professora entre a função de mãe e mulher: transmissão do saber em tempos de feminização do mundo. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.